SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Corrupção

Com a seca de propinas políticos mandam a conta dos partidos para a Nação

Deputados e senadores tripiclaram o orçamento destinado a bancar os partidos políticos depois que as fontes de propina secaram.

dinheiroPrensaMesmo em meio a uma crise econômica, parlamentares aprovaram uma medida que triplica o volume destinado ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o chamado Fundo Partidário. Na proposta de Orçamento Geral da União de 2015, aprovado pelo Congresso na noite desta terça-feira (17), o fundo passará dos atuais R$ 289,5 milhões para R$ 867,5 milhões. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De acordo com o relator-geral da proposta orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a medida já é um primeiro passo em direção a uma da propostas do PT visando o combate à corrupção no país: o financiamento público de campanhas eleitorais. “Ampliar o fundo é uma necessidade dos partidos e o início das discussões do financiamento público”, admitiu Jucá.

O senador Romero Jucá é um dos políticos que estão sendo investigados criminalmente no âmbito da operação Lava Jato, em andamento no Supremo Tribunal Federal, e declarou recentemente que o motivo da turbinada nas verbas destinadas aos partidos políticos se devia à drástica redução nas doações financeiras às agremiações partidárias, que o delator do Petrolão, Paulo Roberto Costa, chama de “empréstimos”, para serem compensados com propinas.  Mais detalhes aqui.

Com informações do Congresso em Foco.

Comentários