SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Artigos

O dono do Brasil está preso: introdução ao pensamento pós-colonialista

O que queremos? Afinal, você conhece a si mesmo? O que vemos ou sentimos quando dizemos que conhecemos algo? Como determino a existência de um fenômeno jurídico? Vivemos numa democracia, enfim?

Foto: Capa do vídeo/El País/Blog do Gomes
Registro de conversa do biólogo Humberto Maturana com o jurista Gildson Gomes dos Santos em Santiago

Este vídeo marca a estreia de uma nova maneira de pensar a realidade, centrada na “Escola de Pensamento do Sul do Mundo”, capitaneada pelos epistemólogos chilenos Ximena Dávila e Humberto Maturana Romesín, pais da novel Biologia Cultural, que busca explicar os fenômenos sociais desde a Matriz Biológico-cultural da Existência Humana, rompendo com a Teoria do Conhecimento convencional, proposta pela modernidade ocidental.

O vídeo se apresenta como um convite à ação-reflexão sobre temas fundamentais à compreensão dos fenômenos sociais, dentre os quais o Direito, a Política, a Justiça, a Comunicação, a Educação, que serão analisados e debatidos sob essa nova perspectiva biocultural.   Afinal, você conhece a si mesmo? O que é o humano? Que experiência temos de ter para afirmar que estamos diante de um fenômeno jurídico? É possível falarmos de imparcialidade de um juiz? No Brasil existe democracia? A linguagem é um sistema de signos ou um comportamento?

Comentários