SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Celebridades

Jovem produtor musical lança versão de música para deficientes auditivos

Música para "surdos" homenageia deficientes paraolímpicos

Foto: Benkko_promoção
O produtor musical Benkko

SALVADOR – O produtor musical paulistano Bernardo Bitencourtte, o Benkko, no mundo da música eletrônica, acaba de lançar uma versão do mais recente trabalho, dedicada à aos atletas paraolímpicos. Atualmente, Benkko reside em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, onde cursa Design  na Universidade UNIFACS, e de lá nos conta como teve a peculiar ideia de criar uma versão de sua música Lar para deficientes auditivos.

BG – Benkko, só o fato de alguém dizer que existe música para surdos já é causa de espanto. Por favor, nos explique o que motivou você a se lançar nesse desafio de inventar uma versão de Lar para homenagear os deficientes paraolímpicos, em especial os surdos. E como se deu esse processo criativo?

BENKKO – Como estudante de Design, o meu objetivo é solucionar problemas. Então me perguntei: será que existe um problema no mercado musical?!”. […] Ao retornar da faculdade para casa comecei a pensar sobre o tema de um projeto interdisciplinar, e, me deparei com uma cena que me chocou, a dificuldade de uma pessoa com deficiência motora para chegar até o ônibus e ter acesso ao mesmo. Me veio então o insight, parei e me perguntei novamente: “O que o mercado musical faz pelos deficientes auditivos?!” Mais tarde meu pai me mostrou um vídeo (TEDx: When we design for disability, we all benefit), em que a apresentadora, que é deficiente auditiva, diz: “E se começássemos a criar design primeiro para pessoas com deficiência, em vez de fazê-lo para os não deficientes?”. Foi que amadureci a ideia de converter uma música que estava acabando de produzir na “Paralymfness Version”.”

BG – Sim. Mas esclareça para nossos visitantes o que quer dizer Paralymfness.

BENKKO – Nada mais significa que a junção das palavras “Paralympic” e “Deafness”. Foi o título dado por mim (junto ao duo FullMode) para a nova versão da música. Sabemos que os deficientes enfrentam batalhas constantemente, não só nas Paraolimpíadas, por isso resolvi homenagear também o evento.

BG – Mais uma pergunta Benkko. Como você conseguir processar uma música para surdos?

BENKKO – Durante alguns dias eu estudei um pouco mais sobre a audição dos deficientes auditivos, e cheguei a um modo particular de masterização, em que a música pode ser tocada em maior volume sem perturbar exageradamente quem tem audição normal, pois o ouvido humano tem maior sensibilidade entre os 1KHz e os 4KHz, e a música se aproxima apenas dos 900Hz. Em síntese, a “Paralymfness Version” de Lar tem um trabalho focado nas frequências mais baixas e contem os transients mais fortes, puch (como chamamos no áudio) pra justamente gerar maior vibração e impacto ao deficiente auditivo.

Comentários