- Blog do Gomes - http://blogdogomes.com.br -

POMBAL: Polícia Federal encontra-se na prefeitura fazendo busca e apreensão

DA REDAÇÃO: Neste momento um delegado e vários agentes da Polícia Federal se encontram na sede da Prefeitura de Ribeira do Pombal cumprindo mandados judiciais de busca e apreensão de processos de licitação, relatórios e outros documentos. O Blog do Gomes teve acesso ao interior do edifício e presenciou a polícia apreendendo documentos sob os olhares incrédulos do procurador do Município Boanerges Neto e atual secretário de Finanças Armando Neto, ex-advogado-geral do Município, que, tomados por nervosismo  invulgar, tentaram expulsar nossa reportagem do local, no instante em que conversamos com o delegado federal. No momento, alegou o policial que tinha muito serviço pela frente motivo pelo qual não podia tecer detalhes sobre a busca Apuramos, no entanto, que a diligência é parte da operação “Águia de Haia”, em cujo âmbito se investiga malversação de verbas federais em várias prefeituras da região.

Para os visitantes deste espaço e das redes sociais, a vinda da Polícia Federal à Ribeira do Pombal não causou surpresa alguma, pois o tio-algoz do prefeito Ricardo Maia, o Sr. Bráulio Maia, condenado recentemente por estelionato (AQUI [1]), divulgou várias vezes que uma devassa da Polícia Federal na “caixa-preta’ da prefeitura de Pombal estaria para acontecer. Seja como for, o objetivo da Operação Águia de Haia é muito mais amplo, pois, desta feita, ao contrário do que ocorreu na Operação 13 Maio (AQUI [2]), coordenada pela Controladoria-Geral da União, envolve o segundo mandato de José Lourenço Morais da Silva Jr., o popular Zé Grilo, bem como os dois primeiros anos (2013/2014) da gestão do atual prefeito Ricardo Maia Chaves de Souza.

A Polícia Federal acaba de informar que a Operação Águia de Haia busca “desarticular organização criminosa que forjava licitações, em conluio com agentes públicos e mediante  pagamento de propina, desviando recursos do FUNDEB”, destinados à educação municipal. Os policiais cumprem 96 mandados de busca e apreensão e 4  de prisão. Gentilmente, o prefeito Ricardo Maia , que se encontra em local incerto e não sabido, retornou ligação do Blog do Gomes, mas o alcaide disse que falava depois sobre a operação. O que é estranho, pois numa recente entrevista Maia declarou publicamente que teria ficado “doente” porque não pode acompanhar pessoalmente as diligências da Operação 13 Maio.

Mais informações a qualquer momento.