SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Cidadania

POMBAL: SECRETÁRIO FALA AO BLOG DO GOMES

Cria de Vandinho da Passos Nobre, o 4º Secretário de Obras da gestão Maia abre o coração e promote fazer a diferença

zevaldo-1

Secretário de Obras e Urbanismo Zé Valdo. Foto: Rádio Povo

DA REDAÇÃO: O Blog do Gomes dá início a uma série de entrevistas com os novos secretários municipais de Ribeira do Pombal, começando pelo vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, José Valdo Pereira Macedo (Zé Valdo), eleito nas eleições de 2012 pelo PMDB 1.369 votos. Na entrevista, o Secretário falou sobre seu histórico, a experiência como vereador, bem como temas relacionados com a Secretaria que assumiu.

BLOG DO GOMES – Secretário, antes de iniciar as perguntas relacionadas às suas atividades na Pasta, gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a sua história, desde sua infância até a atual vida política.

A história da minha vida é um pouquinho longa. Sou de origem humilde, sou do povoado Barrocão, nasci e me criei lá. Não tenho tradição política, minha família não tem ligação política, mas conheci pessoas ligadas à política. Tenho origem rural, trabalhei na roça por muito tempo, mas na década de 90 até meados de 2001 minha família tinha um comércio lá na localidade, mas como também não tínhamos tradição em trabalhar com comércio, não obtivemos êxito. Tempos depois, eu fui convidado por Vandinho para trabalhar com ele, eu já tinha muita afinidade com ele, inclusive em 1996 eu era o presidente do partido pelo qual ele foi candidato a prefeito. Trabalhei na roça dele, mas não no comércio. Em 2001 ele me chamou para trabalhar na construção de uma loja que ele estava implantando lá na cidade de Euclides da Cunha, nisso eu trabalhei na construção, fui o encarregado da obra, fazia pagamentos, comprava material de construção etc. Quando a loja foi inaugurada, eu vim aqui para Ribeira do Pombal fazer um treinamento, nessa época eu já morava em Euclides da Cunha, e voltei para ser encarregado do depósito. Depois de 2 anos na função, ele me convidou para ser o Gerente-Geral, isso entre o final de 2004 e início de 2005. A loja cresceu e obteve sucesso. Só que eu estava um pouco cansado, e pedi para sair. Quando eu pedi a minha demissão ele não acreditava, uma pessoa como eu que tinha um emprego numa loja daquele porte, vendendo bem, tudo dando certo, mas eu pedi (para sair). Mas eu gosto de desafios, e eu achava que já tinha cumprido meu desafio na loja, chegou o tempo que eu tinha que tocar algo para mim, então entrei na atividade financeira, fazendo empréstimos consignados para aposentados, o qual ainda hoje faço. Mas em 2012, ele disse que tinha pretensão de colocar alguém na política e ele não tinha mais condição para isso, fisicamente para enfrentar uma campanha, mas queria alguém lá, esse alguém da preferência dele era eu.

De início, eu resisti. Então ele disse que eu tinha todas as condições para pleitear essa vaga na Câmara de Vereadores, e foi me mostrando. Eu tive uma certa resistência a isso até porque eu tenho uma pessoa a qual eu votei por muito tempo,  que era o vereador Zé Careca, e agora o filho dele também era candidato. Mas ele disse: “Olha, vocês vão ter uma disputa lá no Barrocão, é normal, mas eu vou abrir um leque para você, vou criar uma estrutura da qual você vai trabalhar e vamos conseguir te eleger.” Nisso eu topei o desafio, foi mais um desafio. Quando eu topei, eu entrei para ganhar, fui pra cima mesmo. Tive uma certa dificuldade por eu estar afastado 8 anos na cidade de Euclides da Cunha, ter chegado aqui em 2010 e em 2012 enfrentar uma campanha política, minha imagem perante à população de Ribeira do Pombal estava um pouco apagada. Então,  para fazer essa imagem tivemos que montar uma estrutura  bem montada, e Vandinho foi bem inteligente em criar essa estrutura, mas  o corpo a corpo foi meu. Tive êxito, fui o sétimo vereador mais bem votado e assumi a Câmara, uma coisa nova para mim, mais um desafio, pois até então eu não conhecia muito a forma de legislar e dei sequência.

Já como vereador, o presidente Natan me convidou para fazer parte da comissão que representava o Território Semiárido Nordeste II para implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia- UFNB, eu aceitei, outro desafio. Então eu vivo, realmente, de desafios. Foi uma experiência nova e muito proveitosa,  porque eu sou uma pessoa que possui apenas o ensino médio, eu nunca cursei uma faculdade, pretendo ainda, tenho 45 anos, sou de família humilde, mas pretendo cursar. Mas também estamos obtendo êxito nesse desafio. Então, eu costumo dizer que os desafios acontecem na vida da gente , fazendo a nossa parte, mas entregando um pouco a Deus, eu também sou um cristão, que tem um vida ligada a igreja, já de minha família, então eu entrego tudo a Deus. Tudo isso com dificuldade, nunca achei nada fácil em minha vida.

Por fim, mais outro desafio, e acho que esse é um dos maiores, porque assumi a pasta da Secretaria de Obras e Urbanismo de nossa cidade, que é muito abrangente.

BG – Como o você avalia sua atuação nesses dois primeiros anos como vereador?

Olha, claro que eu queria fazer muito mais, acho que eu contribui, dentro dos meu limites, com aquilo que era necessário, votando nos projetos,  que vem beneficiar a população e criando um ambiente agradável, porque eu naquela Câmara não tenho divergência de amizade com nenhum dos vereadores, independentemente de que eles sejam de situação ou oposição, e esse é o meu perfil, e pretendo manter assim. Então, com relação a minha atuação, eu, representando a Câmara, e algumas vezes até o prefeito, eu acho que um dos papeis mais importantes foi essa luta pela implantação da dessa Universidade. Eu considero que até agora essa é a minha marca.

BG – A que grupo político o você está ligado?

Eu fui eleito pelo PMDB, fiz parte de uma coligação da qual o atual prefeito foi eleito, mas no histórico de Ribeira do Pombal existem muitas mudanças de partido, nós sabemos que temos que tirar o chapéu para o PT, pois no PT as pessoas são realmente conservadoras, quem é do PT dificilmente sai para outro partido, mas os outros partidos, principalmente aqui no interior, não são partidos que realmente se mantenham por uma questão idealista, mas, sim, muitas vezes, com conveniência do momento, essa é a realidade, é fato.

Então se me perguntarem “Qual é a sua relação com o partido que você é filiado?”,  eu respondo, local, eu me dou bem com o presidente, mas eu não posso dizer que o PMDB aqui de Ribeira do Pombal é tão organizado quanto o PT.

Existe a pessoa hoje que substitui Vandinho, que é o filho dele, que quer dar continuidade  ao projeto do pai, Dr. Alexandre da clínica Viva é o presidente do PDT ele já me convidou, mas esse ainda não é o momento, eu ainda tenho que analisar uma série de coisas, e hoje eu sou PMDB.

BG – Como ocorreu o convite para que assumisse a Secretaria de Obras, e qual foi a sua reação?

Eu confesso que foi uma surpresa. Eu tinha uma pauta para conversar com o prefeito, e ele me disse que também queria conversar comigo, mas nunca imaginei que seria isso. No dia, quando eu entrei na sala para falar com ele estava o vereador Roni, que é um aliado, mas falando de localidade, politicamente em Barrocão, existe uma disputa muito grande entre eu ele, politicamente, pessoal não tenho divergência com ele. Então, Ricardo disse “olha, eu vou falar logo aqui na frente de Roni, pois o que eu tenho para dizer é aberto, e eu quero te fazer um convite para você assumir a Secretaria de Obras, você vai se afastar da Câmara, isso se você quiser, é um convite meu, vai depender agora de você aceitar ou não”, ele não impôs nada. Então eu disse que era uma surpresa, que não esperava por isso, e que precisava fazer algumas consultas, principalmente a minha família. Isso porque muda todo o contexto, como vereador a gente vê a Administração por fora, como secretário você faz parte do executivo, e vê a Administração mais por dentro. E como eu já tinha dito anteriormente, eu sou movido por desafios, e esse é mais um em minha vida, e eu topei.

Agora eu quero ser bem claro aqui, todos os que me antecederam eles não pleitearam cargos públicos, não foram votados, não sei se querem no futuro,  eu fui candidato com êxito e pretendo ser novamente, então eu tenho uma postura diferente, claro que estou aqui para ajudar a Administração, isso sem sombra de dúvidas, mas também eu tenho uma legião de pessoas que votaram em mim e acreditam em mim, eu tenho que continuar esse trabalho, dando atenção a esse povo, fazendo algo por eles, e não só por aquele que votaram em mim, agora a minha responsabilidade é maior, é com toda a população, politicamente falando também, mas principalmente administrativamente. Mas  o que eu tenho garantido até 31/12/2016?  A minha cadeira na Câmara de Vereadores, se eu chegar lá na frente e perceber que isso não é interessante para mim, que eu não estou conseguindo render o que aquilo que eu gostaria de render, eu peço para retornar para Câmara de Vereadores, isso é uma coisa que ninguém pode me impedir.

BG – Nesses dez dias em que está a frente da Secretaria de Obras, como você avalia o início do trabalho, está sendo o que você esperava?

Como eu ainda não tinha vivido por dentro a Administração Pública,  algumas coisas me surpreenderam, principalmente a abrangência da Secretaria, ela é muito abrangente, ela é responsável pela imagem do Município, mas nada que não seja possível de ser resolvido,  a gente também quando assume uma responsabilidade dessa, a gente quer, mas tem que ter a consciência de que não conseguiremos atingir os 100% nunca, a gente vai estar sempre atrás, porque vai surgindo algo novo, claro que para mim tudo ainda é novidade, quase tudo é novidade, mas quando a gente trabalha em equipe e está equipe está afinada,  do pequeno ao mais alto escalão, tudo é possível, porque eu não quero aqui dizer que eu sou melhor que meus antecessores, eu tenho muito o que aprender com eles, mas tenho o meu perfil, cada um que passou por aqui tem o seu perfil. Não tenho do que reclamar, de meus superiores, nem dos colaboradores, até o momento está tranquilo.

BG – Quais são as ações que a Secretaria pretende desenvolver nesse ano de 2015, qual segmento será dado maior prioridade?

Como eu disse, eu tenho apenas 10 dias aqui na Secretaria e para mim tudo é novo, então seria muito prematuro eu dizer quais serão as minhas ações prioritárias, fiquei feliz com a possibilidade de criação do Núcleo de Engenharia, e eu acho que a partir daí a gente tem que criar parâmetros, porque a expansão territorial aqui em Ribeira do Pombal está muito grande e desordenada, não só na sede do Município, como no interior, porque tem alguns povoados em ascendência e que não está obedecendo algumas regras, então esse Código de Postura terá que ser muito trabalhado. A princípio, estamos com 54 escolas em reforma, aproveitando o período de férias, e a partir da criação do Núcleo de Engenharia e da reforma das escolas teremos muitas ações para desenvolver, mas eu quero me conter no momento e não externar isso.

Comentários