- Blog do Gomes - http://blogdogomes.com.br -

ACORDO DE DR. JAIRO COM RICARDO MAIA ENVOLVE NEPOTISMO

diaboSambando [1]DA REDAÇÃO: Nessa quarta-feira (21/01) o Diário Oficial do Município finalmente veicula, com 11 dias de atraso, os últimos atos de nomeação da “reforma  administrativa” anunciada pelo prefeito Ricardo Maia à imprensa local. Para quem trabalhou para derrotá-lo, o prefeito foi bastante generoso, entregando uma secretaria de porteira fechada. O contemplado foi o vereador Jairo Monteiro, que se dera o luxo de arrumar uma boquinha para sua honorável esposa Neurizethe Souza do Nascimento, conforme Portaria nº 116/2015, de 12 de janeiro. As outras arraias miúdas do PT pombalense, que beliscaram os demais cargos da Secretaria de Agricultura, podem ser vistas AQUI [2].

ALERTA DO BLOG

Entendemos que o respeito é pertinente até mesmo em relação às pessoas que nos odeiam, pois não há nada sem fundamento, ainda que este fundamento não nos agrade. Com efeito, não é escondendo os deslizes que o mundo vai melhorar.Por isso entendemos que quem silencia para agradar é mais perigoso do que quem denúncia. Por esse ângulo, quem se cala para salvar seu conforto deveria ser mais detestado do que quem denúncia, que, de algum modo, acaba ajudando a abrir os olhos de quem marcha na escuridão.

NEPOTISMO

Sem embargo de doutas opiniões em contrário, entendemos que a nomeação da Sra. Neurizethe Souza do Nascimento, esposa do vereador Jairo Monteiro, configura nepotismo cruzado, em tese. E com base em que sustentamos isso. Com base num precedente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que envolve o próprio prefeito Ricardo Maia, sua esposa Marla Viana, o cunhado Mark Viana (da Pombal FM). Na época, o Blog do Gomes divulgou o fato sob o post Radialista da Pombal FM era “funcionário fantasma” da prefeitura, diz TCM [3].

Em 2011, ao julgarem a Denúncia nº 12364-11, os conselheiros do Tribunal de Contas concluíram que Mark Viana estava recebendo sem trabalhar, motivo pelo qual determinou ao então prefeito Zé Grilo a devolução de R$ 37.400,00 pagos indevidamente ao radialista da Pombal FM. Ademais, concluiu o TCM que as nomeações de “Marck Viana Cruz, Marla Viana Cruz e Antônio de Carvalho Cruz, cunhado, companheira e sogro” do então vereador Ricardo Maia, configuravam nepotismo cruzado, conforme descreve o denso voto do Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto (AQUI [4]). Por conta disso,também, Zé Grilo foi penalizado com multa de R$ 4.000,00 (IMPUTAÇÃO DE DÉBITO [5]).

Tudo indica que o enredo tramado por Ricardo Maia e Jairo Monteiro, para disfarçar a nomeação da senhora Neurizethe Nascimento virou água, pois se trata de caso semelhante à situação envolvendo a senhora Marla Viana. O bom senso acusa que a nomeação da Senhora Nascimento não se deu por outra razão senão a de uma troca de favores políticos de um aguerrido vereador, que, enquanto adversário, vivia mordendo os calcanhares do prefeito.