- Blog do Gomes - http://blogdogomes.com.br -

Tucano no topo

Brasileiro aparece em lista dos intelectuais mais populares do mundo

O tucano Fernando Henrique Cardoso aparece na lista dos 100 intelectuais mais notórios do planeta, elaborada pelos leitores da Prospect e do portal Foreign Policy. Os mais votados foram, em 1º, Noam Chomsky; em 2º, Umberto Eco; e em 3º, Richard Dawkins. Fernando Henrique aparece na 43ª posição. Veja os perfis dos maiores intelectuais do mundo, segundo os leitores da “Prospect” e do portal Foreign Policy.

Nascido em 1928 em Filadélfia, Chomsky conquistou suas distinções acadêmicas quando ainda era um jovem professor de lingüística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos anos 50. A sua teoria da gramática transformacional, que ele desenvolveu naquela época, postula que a capacidade de formar uma linguagem estruturada é inata ao ser humano.

Mas o grande público veio a conhecer Chomsky pela sua oposição declarada à guerra do Vietnã. Por mais de 40 anos, ele tem sido o crítico mais barulhento e mais consistente da academia contra as políticas seguidas pelos Estados Unidos, tanto dentro de casa como no exterior. Chomsky escreveu mais de quarenta livros e até hoje dá palestras com freqüência, e continua sendo um provocador mais prolífero do que nunca.

Por mais que Umberto Eco seja mais conhecido como um medievalista, talvez seja mais adequado chamá-lo de um homem do renascimento. Embora este italiano de 73 anos atue formalmente como professor de semiótica contratado pela Universidade de Bologna, o conjunto da sua obra é um desafio para quem pretende atribuir-lhe um único rótulo.

Ele escreveu sobre a filosofia de Tomás de Aquino, sobre a relevância da estética através do tempo, e ainda sobre a influência cultural das histórias em quadrinhos. E isso, falando-se apenas da sua obra de não-ficção.

Eco tornou-se conhecido no mundo inteiro com os seus romances “O Nome da Rosa”, “O Pêndulo de Foucault”, “A Ilha do Dia Anterior” e “Baudolino”, sendo que o primeiro se transformou num importante filme de Hollywood, estrelado por Sean Connery.

Richard Dawkins surgiu no cenário com o seu livro de 1976, “O Gene Egoísta”, no qual o gene é apresentado como a unidade central da seleção natural. Hoje, professor de compreensão pública da ciência na Universidade de Oxford, Dawkins, 64, é um crítico formidável da religião organizada –conforme demonstra o seu artigo sobre o “óleo Gerin” (ou gerinol, poderosa substância alucinógena que teria sido usada pelos autores dos atentados de 11 de setembro de 2001), para a edição do mês passado da Prospect –e hoje, é possivelmente o ateu o mais ouvido em todo o mundo.

Por meio de livros, de ensaios e intervenções na mídia, Dawkins mostra a importância da ciência para o grande público de uma forma que poucos conseguem igualar. Segundo notícias recentes, ele está trabalhando atualmente num documentário sobre a religião, cujo título provisório é “A Raiz de Todo Mal”.

Confira a lista completa no site Uol Mídia Global [1].