SAMU: 192 | Bombeiros: 193 | Defesa Civil: 199 | Polícia Militar: 190 

Publicidade

/ Diversos

Tucano no topo

Brasileiro aparece em lista dos intelectuais mais populares do mundo

O tucano Fernando Henrique Cardoso aparece na lista dos 100 intelectuais mais notórios do planeta, elaborada pelos leitores da Prospect e do portal Foreign Policy. Os mais votados foram, em 1º, Noam Chomsky; em 2º, Umberto Eco; e em 3º, Richard Dawkins. Fernando Henrique aparece na 43ª posição. Veja os perfis dos maiores intelectuais do mundo, segundo os leitores da “Prospect” e do portal Foreign Policy.

  • NOAM CHOMSKY

Nascido em 1928 em Filadélfia, Chomsky conquistou suas distinções acadêmicas quando ainda era um jovem professor de lingüística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos anos 50. A sua teoria da gramática transformacional, que ele desenvolveu naquela época, postula que a capacidade de formar uma linguagem estruturada é inata ao ser humano.

Mas o grande público veio a conhecer Chomsky pela sua oposição declarada à guerra do Vietnã. Por mais de 40 anos, ele tem sido o crítico mais barulhento e mais consistente da academia contra as políticas seguidas pelos Estados Unidos, tanto dentro de casa como no exterior. Chomsky escreveu mais de quarenta livros e até hoje dá palestras com freqüência, e continua sendo um provocador mais prolífero do que nunca.

  • UMBERTO ECO

Por mais que Umberto Eco seja mais conhecido como um medievalista, talvez seja mais adequado chamá-lo de um homem do renascimento. Embora este italiano de 73 anos atue formalmente como professor de semiótica contratado pela Universidade de Bologna, o conjunto da sua obra é um desafio para quem pretende atribuir-lhe um único rótulo.

Ele escreveu sobre a filosofia de Tomás de Aquino, sobre a relevância da estética através do tempo, e ainda sobre a influência cultural das histórias em quadrinhos. E isso, falando-se apenas da sua obra de não-ficção.

Eco tornou-se conhecido no mundo inteiro com os seus romances “O Nome da Rosa”, “O Pêndulo de Foucault”, “A Ilha do Dia Anterior” e “Baudolino”, sendo que o primeiro se transformou num importante filme de Hollywood, estrelado por Sean Connery.

  • RICHARD DAWKINS

Richard Dawkins surgiu no cenário com o seu livro de 1976, “O Gene Egoísta”, no qual o gene é apresentado como a unidade central da seleção natural. Hoje, professor de compreensão pública da ciência na Universidade de Oxford, Dawkins, 64, é um crítico formidável da religião organizada –conforme demonstra o seu artigo sobre o “óleo Gerin” (ou gerinol, poderosa substância alucinógena que teria sido usada pelos autores dos atentados de 11 de setembro de 2001), para a edição do mês passado da Prospect –e hoje, é possivelmente o ateu o mais ouvido em todo o mundo.

Por meio de livros, de ensaios e intervenções na mídia, Dawkins mostra a importância da ciência para o grande público de uma forma que poucos conseguem igualar. Segundo notícias recentes, ele está trabalhando atualmente num documentário sobre a religião, cujo título provisório é “A Raiz de Todo Mal”.

Confira a lista completa no site Uol Mídia Global.

Comentários